O edifício que abrigou o Supremo Tribunal Federal é hoje um espaço reconhecido por incentivar e garantir o acesso da população às diversas formas de expressão cultural, abrigando exposições, peças teatrais, espetáculos de dança e de música, mostras de cinema, cursos, seminários, palestras, dentre outras.
Considerado uma das Sete Maravilhas do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal é a principal casa de espetáculos do Brasil, e uma das mais importantes da América do Sul. Totalmente restaurado, suas instalações, hoje modernizadas, retomam o requinte e o esplendor com que foi construído, no ano de 1909. Além de apreciar e estudar a bela arquitetura do prédio, os alunos poderão refletir sobre as diferentes manifestações artísticas já abrigadas pelo Theatro.
Um centro irradiador de conhecimento e divulgação da arte brasileira, o edifício de arquitetura eclética foi projetado em 1908 para sediar a Escola Nacional de Belas Artes, herdeira da Academia Imperial de Belas Artes. Percorrendo suas galerias, os estudantes podem observar, como em poucos espaços culturais do país, a história das artes plásticas no Brasil desde os seus primórdios até a contemporaneidade.