Situada nas margens do rio Itiberê, Paranaguá é a cidade mais antiga do estado, fundada no ano de 1648. Suas ruas ainda preservam a arquitetura das primeiras construções portuguesas e sua cultura traz elementos da história dos índios, caiçaras e brancos que habitaram a região litorânea do Paraná.
Em Paranaguá, os alunos conhecerão essa diversidade cultural em suas visitas ao Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, Igreja de Nossa Senhora do Rocio, Rua da Praia, Mercado do Artesanato, Instituto Histórico e Geográfico, Porto Dom Pedro II, entre outros locais.
Uma das mais complexas obras ferroviárias da história do Brasil, a Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba foi concluída em 1885, ligando a capital do Paraná ao Porto de Paranaguá. Seus trilhos passam pelo maior trecho de Mata Atlântica, em faixa contínua, do Brasil. Nesse passeio, os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre a história da ferrovia e do relevo do primeiro planalto paranaense enquanto viajam por uma das mais ricas reservas naturais da biosfera.
Situada a apenas 65 km de Curitiba, aos pés da Serra do Mar, Morretes é uma cidade histórica rodeada por Mata Atlântica que encanta seus visitantes com sua paisagem montanhosa e as águas do rio Nhundiaquara. Além do charme da cidade e de seus casarões, Morretes também é conhecida pela comida típica da região e o tradicional barreado. Lá, os alunos irão aprender sobre a biodiversidade local e sobre a história do Brasil e do Paraná, conhecendo a casa onde se hospedou D. Pedro II, em 1880.
Antonina é uma pacata cidade do litoral do Paraná, uma das mais antigas do estado, cuja história imigratória remete a meados de 1600. Ainda hoje, a cidade preserva seu calçamento de pedras, suas ruínas e sua inconfundível arquitetura portuguesa.
Em Antonina, os alunos poderão conhecer a história da ocupação portuguesa no estado em meio a um cenário natural exuberante, local em que o Oceano Atlântico mais adentra o território brasileiro: a Baía de Antonina.
O Ekôa Park foi criado a partir da necessidade de proteger e preservar uma reserva de 238 hectares de Mata Atlântica. Trata-se de um paraíso ecológico inserido na maior área contínua remanescente da mata no país, no qual os alunos aprenderão o valor e a importância da conservação do patrimônio natural e da biodiversidade. Essa conexão com a natureza ensina e encanta, sensibilizando os alunos por meio de experiências transformadoras.