Roteiros – Forma Conhecer

Encontre os melhores roteiros

Aquário de São Paulo

Localizado no famoso bairro do Ipiranga, em São Paulo, este é o único aquário temático da América Latina.
Os alunos vão poder conhecer mais de 150 espécies diferentes e aprender sobre os hábitos de animais como jacarés albinos, tartaruga mordedora, tubarão branco, pinguins, jacarés, lagartos, urso polar e cangurus. Todos os ambientes contam com uma cenografia que fará os alunos se encantarem.

Arquivo Público de Belo Horizonte

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte é responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Nele também encontra-se parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. Os documentos que podem ser acessados são: textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.

Assembleia Legislativa

Inaugurada em 1947, a Assembleia Legislativa passou por diversos momentos políticos de nosso país, incluindo a ditadura, período em que manteve-se fechada por 20 anos. Na retomada da democracia, a casa voltou a executar as políticas públicas, e o Executivo passou também a legislar sobre as matérias e assuntos de interesse público. Um ótimo passeio para debates sobre política e história.

Bairros Operários

Os bairros do Brás e da Mooca são considerados alguns dos primeiros bairros fabris da cidade de São Paulo. A visita a esses locais é uma ótima oportunidade para estudar o processo de industrialização da cidade, identificando os motivos e as consequências do surto industrial ocorrido no final do século XIX e início do século XX. Nesse contexto, os alunos irão reconhecer o surgimento dos bairros operários como uma nova necessidade, além de analisar as diversas formas de moradias.

Belo Vale

Um dos primeiros arraiais de Minas Gerais, Belo Vale abriga a Igreja Matriz de São Gonçalo da Ponte, com características do mais clássico estilo barroco, uma ótima oportunidade para estudos de Arte e História. O município conta também com o Museu do Escravo (único do gênero em todo o país) e a Fazenda Boa Esperança, construída por escravos. Nesta visita, os alunos poderão refletir sobre a história e as mazelas do período escravocrata.

© Forma Conhecer - All Rights Reserved.